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Edital do Vestibular

Processo Seletivo nº 01/2019

A Diretoria Geral da Faculdade São Bernardo de Tecnologia, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edital contendo orientações quanto ao Processo Seletivo para ingresso dos candidatos no primeiro semestre de 2019.

1. DO OBJETO

1.1. O Processo Seletivo do 1º Semestre/2019, da Faculdade São Bernardo de Tecnologia, destina-se a selecionar, classificar e convocar candidatos para ingresso no ensino superior nos termos da legislação vigente.

 

2. DAS INSCRIÇÕES 

     2.1. Poderão inscrever-se no Processo Seletivo os candidatos cuja conclusão do ensino médio ou equivalente se efetive até a data marcada para as matrículas dos candidatos aprovados.

     2.2. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 05 de novembro de 2018 no site www.faculdadesbtec.com.br até 1(um) dia antes do Processo Seletivo ou no balcão da Secretaria da Instituição, no dia da realização do Processo Seletivo.

     2.3. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

     2.4. O candidato poderá optar por Prova Tradicional ou por Agendamento. O Vestibular poderá ser substituído pela nota da avaliação do candidato no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio 2016/2017/2018. Para a utilização da avaliação do ENEM o aluno deverá ter aproveitamento igual ou maior do que 50% em todas as etapas. Para utilização dessa avaliação, o candidato deverá apresentar documentação oficial do seu aproveitamento no ENEM.

     2.5. O Vestibular é composto por duas etapas: a Redação (com elaboração de texto dissertativo) e a prova com 10 questões de múltipla escolha – Disciplinas: Português e Conhecimentos Gerais. Cada etapa tem valor de 10,0 pontos que são somados e divididos por 2. O aproveitamento mínimo para aprovação é de 5,0 pontos. A Redação deverá ser composta por, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, por 35 linhas, observando os seguintes critérios: Adequação ao tema; Emprego da gramática - acentuação e ortografia; Coerência textual; Regência e concordância nominais; Regência e concordância verbais; Criatividade no tratamento do tema. Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de prova com antecedência mínima de meia hora.
Questionário: é obrigatório o preenchimento. 
Resultados: a relação dos candidatos classificados será informada via telefone, internet e pessoalmente.

     2.6. A relação de cursos oferecidos, vagas e portarias, com seus respectivos endereços de oferta estão dispostos no Anexo I deste Edital.

     2.7. Todas as informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, nos termos da lei.

     2.8. Os candidatos portadores de necessidades especiais, principalmente aqueles que necessitarem de condições especiais para realização das provas, deverão declarar, no ato da inscrição, sua condição de Portador de Necessidades Especiais (PNE).

     2.9. Não será devolvida a taxa recolhida da respectiva inscrição por desistência do candidato, ausência no dia do processo seletivo e/ou descumprimento de qualquer item do presente Edital.

     2.10. Haverá a devolução da taxa de inscrição apenas para os candidatos que se inscreverem em cursos que não atingirem o número necessário de alunos para a formação de turma, conforme o item 7.4 deste edital.

 

3. DAS DATAS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

     3.1. Vestibular Geral I

          3.1.1. Dia 24 de novembro de 2018 às 9h

     3.2. Vestibular Geral II

          3.2.1. Dia 26 de janeiro de 2019 às 9h

     3.3. Processos Seletivos Agendados (PS)

          3.3.1. A partir do dia 07 de novembro de 2018 nas datas e horários disponíveis no site www.faculdadesbtec.com.br.

 

4. REGULAMENTO DAS PROVAS

     4.1. O candidato ao concurso do Processo Seletivo deverá comparecer ao local de prova com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência.

     4.2. O candidato deverá comparecer no dia da prova munido de:

          4.2.1. Qualquer documento oficial com foto (original);

          4.2.2. Comprovante de inscrição e do seu pagamento;

          4.2.3. Caneta esferográfica transparente na cor azul ou preta.

     4.3. O candidato somente terá acesso às salas de realização da prova mediante a apresentação do documento oficial de identificação contendo foto.

     4.4. Não será permitido ao candidato o uso de telefone celular e nenhum equipamento para comunicação externa.

     4.5. Os acessos aos locais de realização das provas serão fechados impreterivelmente no horário previsto para o seu início, e não será permitido o ingresso de candidatos após este horário, sob qualquer motivo alegado.

     4.6. Nenhum candidato poderá entregar a prova antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início de sua realização, cuja duração será de 3 (três) horas.

     4.7. Será desclassificado deste Processo Seletivo o candidato que:

          4.7.1. Faltar no dia do Processo Seletivo para o qual se inscreveu.

          4.7.2. Não entregar comprovante de resultado do ENEM, quando optar pela utilização desta nota para classificação

          4.7.3. Tirar nota 0 (zero) na prova discursiva.

          4.7.4. Usar de meio fraudulento na inscrição ou na realização do Processo Seletivo ou atitudes que caracterizam indisciplina durante a realização da prova, independentemente de sanções legais.

          4.7.5. Utilizar-se de documentos falsos ou irregulares.

     4.8. Será impedido de fazer a prova o candidato que não estiver regularmente inscrito.

 

5. DA CLASSIFICAÇÃO 

     5.1. Os Vestibulares Gerais (VGI e VGII) e os Processos Seletivos Agendados (PS), oferecidos em cada uma das datas deste edital, são classificatórios na data de realização.

     5.2. Os candidatos serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos.

     5.3. A classificação se dará da seguinte forma:

          5.3.1. Candidatos Aprovados.

          5.3.2. Candidatos Excedentes, ou seja, candidatos aprovados, mas que não ficaram dentro do limite de vagas ofertadas, devendo aguardar posteriores chamadas conforme disponibilidade de vagas.

     5.4. Serão convocados, para preenchimento das vagas oferecidas no curso de sua opção, os candidatos que obtiverem maior número de pontos, no limite das vagas oferecidas.

     5.5. Não serão concedidas vistas ou revisões de provas.

 

6. DAS MATRÍCULAS  

     6.1. O candidato convocado para matrícula deverá efetuá-la, pessoalmente ou por outrem, mediante procuração adequada com poderes específicos para tanto, nos termos fixados pela Instituição de Ensino (IES), para o curso em que for classificado e convocado.

     6.2. O candidato classificado e convocado deverá comparecer no prazo de até 3 (três) dias úteis da convocação, para a efetivação da matrícula.

     6.3. A Instituição de Ensino (IES) efetuará a 1ª (primeira) chamada para a matrícula até 5 (cinco) dias úteis da realização da prova do Processo Seletivo, havendo vagas remanescentes serão realizadas novas chamadas para candidatos excedentes.

     6.4. Novas convocações em 2ª (segunda) ou mais chamadas, se necessárias para o preenchimento das vagas remanescentes, serão publicadas no dia de sua convocação.

     6.5. Os candidatos convocados para matrícula, na data fixada em edital de convocação, deverão apresentar os seguintes documentos, em via original para conferência e uma cópia para arquivo, na secretaria da Instituição de Ensino (IES):

          6.5.1. Certificado de Conclusão de Ensino Médio (2º Grau) ou documento equivalente, certificado de conclusão de curso profissionalizante registrado, certificado de conclusão de curso ou exame supletivo completo, ou Diploma de Curso Superior registrado, ou Certificado de equivalência de estudos publicado no diário oficial, para alunos que cursaram Ensino Médio no exterior;

          6.5.2. Histórico Escolar Completo do Ensino Médio;

          6.5.3. Certidão de Nascimento ou Casamento;

          6.5.4. Cédula de Identidade;

          6.5.5. CPF (Cadastro de Pessoa Física);

          6.5.6. Comprovante de residência atual;

     6.6. Os candidatos que não apresentarem no ato da matrícula os documentos acima terão até 3 (três) dias, após o início das aulas, para entregá-los na Secretaria da Instituição de Ensino (IES). Após esse prazo, poderá ter sua matrícula cancelada.

          6.6.1. Será considerado devidamente matriculado o aluno: (i) aprovado no exame vestibular; (ii) que realizou o pagamento do boleto; (iii) que procedeu com o aceite eletrônico do contrato na área restrita do aluno no sitio eletrônico da Instituição; (iV) que apresentou toda a documentação necessária nos termos do item 7.5.

     6.7. A Instituição de Ensino se reserva no direito de não iniciar o curso na hipótese de matricularem-se candidatos em percentual inferior a 60% (sessenta por cento) das vagas oferecidas. Ocorrendo esta hipótese, o candidato será ressarcido do valor pago pela inscrição no vestibular e matrícula.

     6.8. Os alunos classificados e não convocados poderão ser chamados para matrícula para novas vagas. Da mesma forma poderão ter o presente Processo Seletivo aproveitado em novos cursos autorizados.

     6.9. Os resultados do Processo Seletivo serão válidos por 2 (dois) anos, podendo ser aproveitado após o período de matrícula da segunda chamada do primeiro vestibular do período vigente caso haja vagas remanescentes, tornando-se nulo seus efeitos se o candidato se matricular e efetivar o cancelamento da matrícula no período em que realizou o concurso ou que tenha se inscrito para concorrer ao vestibular atual.

 

7. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS 

     7.1. Os candidatos que ainda não possuírem os documentos exigidos no item 7.5
deverão assinar Termo de Compromisso fixando a respectiva data da entrega, ficando advertidos de que a extemporaneidade levará à perda do direito à vaga.

     7.2. O Vestibular Geral II (VGII) e os Processos Seletivos Agendados (PS) serão aplicados somente para o preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular Geral I (VGI) podendo haver indisponibilidade do curso ofertado apresentado no Anexo I deste edital.

     7.3. Perderá o direito à vaga o candidato que não comparecer para realizar a matrícula dentro dos prazos determinados neste edital, ou por editais de convocação de chamadas e, ainda, não se apresentar com todos os documentos exigidos para a matrícula.

     7.4. A Instituição de Ensino reserva-se o direito de não montar turma para o curso oferecido neste Processo Seletivo, no caso de o mesmo não contar com número mínimo de alunos com matrícula confirmada. Nestes casos, o candidato poderá optar por outro curso que disponha de vagas disponíveis ou ainda requerer a devolução das quantias pagas nos termos deste Edital, não cabendo ao aluno qualquer reclamação ou recurso.

     7.5. Entenda-se por matrícula confirmada aquela em que a Instituição de Ensino (IES) aceitou os documentos para matrícula e a quitação da 1ª (primeira) parcela da semestralidade escolar do aluno.

     7.6. Os cursos oferecidos poderão ter aulas e outras atividades das disciplinas curriculares e estágios em outro local diferente do endereço de oferta do curso, em outro turno, inclusive aos sábados, e em casos excepcionais aos domingos e feriados.

     7.7. A instituição contempla a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como obrigatória na Matriz Curricular dos cursos de Licenciaturas, e como disciplina curricular optativa nos demais cursos superiores, conforme prevê o decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

     7.8. O calendário escolar será publicado na secretaria da Instituição de Ensino (IES).

     7.9. A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções e aceitação das condições do referido Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

     7.10. Os casos omissos serão resolvidos pela própria Instituição de Ensino (IES) ou Comissão Organizadora do Processo Seletivo, não cabendo qualquer recurso.

 

São Bernardo do Campo, 12 de outubro de 2018.

 

Diretora Geral da Instituição:
Edna Cristina Ancone de Castro

ANEXO AO EDITAL Nº 01/2019 - QUADRO Nº 01 – CURSOS DE GRADUAÇÃO (VAGAS/TURNOS/DURAÇÃO/ATOS LEGAIS)

FACULDADE SÃO BERNARDO DE TECNOLOGIA

CURSOS, HABILITAÇÕES, VAGAS E TURNOS

Local de Funcionamento: Av. Lucas Nogueira Garcez, 452 – Centro – São Bernardo do Campo/SP

CURSOS/HABILITAÇÕES VAGAS

TURNO(S) DE
FUNCIONAMENTO

DURAÇÃO DO
CURSO EM ANOS

(A) ATO DE AUTORIZAÇÃO
(R) RECONHECIMENTO
(RR) RENOVAÇÃO DE
         RECONHECIMENTO

Arquitetura e Urbanismo 180 Diurno
Noturno
5 (A) Portaria SERES nº 1.482 (D.O.U. de 22/09/2010)
Engenharia Eletrônica 105 Noturno 5 (R) Portaria SERES nº 605 (D.O.U de 20/11/2013)
Tecnologia em Automação Industrial

45
105

Diurno
Noturno
3 (RR) Portaria SERES nº 317 (D.O.U. de 18/07/2016)
Tecnologia em Gestão Ambiental 45
105
Diurno
Noturno
2 (RR) Portaria SERES n. 101 (D.O.U. de 05/04/2016)

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

60
140
Diurno
Noturno
2,5 (RR) Portaria SERES nº 317 (D.O.U de 18/07/2016)
Tecnologia em Logística 90
210

Diurno
Noturno
2 (RR) Portaria SERES nº 704 (D.O.U de 19/12/2013)
Tecnologia em Marketing 60
140
Diurno
Noturno
2 (RR) Portaria SERES nº 704 (D.O.U. de 19/12/2013)
Tecnologia em Processos Gerenciais 60
140
Diurno
Noturno
2 (RR) Portaria SERES nº 270 (D.O.U. em 04/04/2017)
Tecnologia em Redes de Computadores 90
210
Diurno
Noturno
2,5 (A) Portaria SETEC nª 78 de 04/02/2011 (D.O.U em 08/02/2011)